O que é Marketing B2B? Entenda esse modelo de negócio!



Construída a partir de transações comerciais entre empresas, a sigla B2B (Business to Business) é usada para todo tipo de negócio (indústrias, revendedoras, distribuidoras, entre outras) que comercializa seu produto pra outra empresa. Resumindo: venda de produto ou serviços de empresa pra empresa. O marketing B2B se relaciona com empresas, por isso, é diferente do marketing para consumidores. As estratégias são focada nos leads. Porém, o pós-venda também tem uma importante função nesse método.


O processo de pós venda acontece para que sejam estabelecidos relacionamentos duráveis entre as empresas. Assim, poderão identificar quão satisfeito os clientes ficaram, e manter o negócio entre eles funcionando. Então pra começar devo otimizar meus leads? Isso mesmo!

Atualmente, os clientes estão informados e exigentes na hora da compra. Teoricamente isso pode ser bom pra quem oferece qualidade e custo-benefício. Mas, também demanda maior dedicação das empresas ao criarem produtos diferenciados, já que o número das concorrências cresce sem parar.


O principal foco é a empresa conseguir chamar atenção do cliente e convertê-lo em lead. Esse objetivo só pode ser alcançado se as metas forem cumpridas. Isso vale tanto para vendas, quanto para marketing.


Para que a jornada seja de sucesso, a dica é dominar as métricas e criar propostas que virem negócios fechados. Assim, você conseguirá acompanhar o desempenho das estratégias.

Bom, ninguém quer investir e se dedicar em coisas que não geram retornos positivos, não é? Por isso, o Inboud Marketing está sendo muito utilizado por empresas que desejam captar e qualificar leads.


B2C engloba as transações entre empresa e consumidor final. Os tipos de marketing criam estratégias diferentes para atrair os consumidores. O marketing desenvolve campanhas foçadas em relacionamento e conversão de vendas. Já no marketing para negócios, a ideia é reduzir custos e crescer, focando em leads qualificados.



Quais as ferramentas usadas para essas ações?


Na verdade, as ferramentas podem ser as mesmas para ambas, como: e-mail marketing, redes sociais, lojas virtuais, blogs, entre outras. Mas o que vai mudar, se é o mesmo método? A estratégia! A aplicação deve ser diferente para cada situação, afim de atrair a atenção do cliente até a conversão final. Por isso, é importante investir em marketing de relacionamento. O conteúdo relevante para o consumidor com comunicação direta e clara fará com que a jornada de compra seja bem sucedida.


As técnicas B2B ganham força com investimentos em canais de nicho. São transações complexas e com ciclo longo. É importante transmitir confiança nas estratégias, esse tipo de negócio é arriscado e exige pesquisa e análise das empresas.


Pesquisas apontam que o marketing de conteúdo está cada vez mais forte no mercado e mostram que consumidores e empresas se sentem mais seguros na decisão de compra após entender e se informar sobre os produtos ou serviços que pretendem adquirir.

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