O que são Cookies e qual o futuro deles?



Os cookies são pequenos registros na internet, eles são necessários para armazenar dados de usuários na rede por tempo determinado. Ao visitar um site, informações como nome, e-mail, e interesses pessoais são fornecidos ao navegador da internet que os guarda para usá-los posteriormente. Imagine só visitar o mesmo site outra vez e ele reconhecê-lo? Interessante, não é mesmo?


Os cookies ajudam na navegação e lembram algumas informações como: quais sites foram visitados, endereço, telefone, e-mail, senhas, o que você preencheu em formulários, entre outros. Assim, com esses dados armazenados, o tempo na internet vai ser mais rápido com o preenchimento automático. Por isso, sem os cookies, as páginas não seriam tão práticas.


Mas os cookies só fazem isso? Não! Eles também servem para captar informações dos visitantes nas páginas, são essenciais para os planos de marketing de uma empresa. Quanto mais dados o site coletar dos usuários, mais chance de gerar novos leads para seu negócio através de campanhas direcionadas.


Quais os tipos de cookies do navegador?


1. Cookies de Sessão

Imagine que está navegando em um site de compras e coloca um produto no carrinho, mas deseja mudar a página e continuar pesquisando sem que o produto suma de lá. Com os cookies de sessão você consegue navegar sem que o seu carrinho seja atualizado e os produtos perdidos. Esses cookies são temporários. Dessa forma, ao fechar o navegador, o computador os exclui automaticamente.


2. Cookies Primários

Esses são de memória a longo prazo em um site. Os cookies permanentes/persistentes ajudam a lembrar suas informações em um site, e ao voltar seu login estará lá, por exemplo. A maioria deles expira entre um e dois anos, ou até você excluir.


3. Cookies de Terceiros

Esses cookies não comprometem a segurança, mas armazenam sua atividade na internet. Esse rastreamento pode ser de diversas formas, como histórico, comportamento, informações pessoais, hábitos, entre outros. Assim, eles constroem um perfil baseado nos seus interesses, Muitos navegadores oferecem formas de bloquear cookies de terceiros. Afinal, às vezes eles podem ser um pouco invasivos.


Fim dos cookies de terceiros?


Esses cookies são administrados por outras empresas, rastreiam seus hábitos de navegação e constroem um perfil com dados que podem ser vendidos para uma empresa usar na segmentação de anúncios, e assim aumentar a taxa de conversão.


Após o acúmulo de lucros por publicidade direcionada, o Google anunciou que planeja eliminar o rastreamento e segmentação dos cookies de terceiros. Isso vai trazer uma mudança significativa pra os negócios de publicidade e tornará a navegação mais segura. Com essa mudança, as empresas que dependem dos cookies terão que mudar o planejamento dos anúncios.


Em agosto de 2019, o Google apresentou o “Privacy Sandbox”, com a intenção de personalizar anúncios na web, substituir os cookies de terceiros e preservar o usuário. Em janeiro de 2020, a empresa anunciou que pretende bloquear os cookies de terceiros até 2022, assim como outros navegadores fizeram anteriormente, Safari e Firefox.


Devo apagar os cookies do meu navegador?


Uma das grandes preocupações dos usuários em relação aos cookies é se sua privacidade está segura. Para muitos, o armazenamento de cookies pode ser invasivo e não deveria acontecer, neste caso, a pessoa pode desabilitar a coleta de dados nas configurações.


Falando em armazenamento e invasão, os navegadores podem ser falhos e programadores mal-intencionados podem tentar gerar informações para usar de forma inadequada. Por isso, o ideal é que periodicamente os cookies sejam apagados. Mesmo não sendo pesados, os cookies podem acumular e criar um mau funcionamento nos navegadores. Você contribui para seu dispositivo fazendo a limpeza.

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