O WhatsApp foi eleito em 2020 o aplicativo de mensagens instantâneas mais utilizado ao redor do mundo.
Desde então, esse novo canal de comunicação já é utilizado por grandes empresas, para vendas e comunicação com os clientes, seguindo a tendência do mobile shopping. A LEOO teve oportunidade de conversar com Jair Pereira, Lead Solution Engineer da Salesforce, sobre esse novo momento do mercado.
Jair comenta que com a crescente digitalização dos negócios, o profissional de marketing cada vez mais tem um duplo mandato nas empresas: o crescimento de receita e a experiência do cliente. Não é surpresa, dentro deste cenário, o crescente papel que o marketing conversacional tem recebido nas organizações.
O especialista complementa: "E o WhatsApp tem sido a peça-chave para empresas que desejam implementar ações de marketing conversacional em seus negócios. Desde a sua chegada, o aplicativo de comunicação transformou a maneira como as pessoas interagem e tornou-se, em muitos mercados, um forte aspecto cultural. Em países como Brasil e Índia, possibilitou a comunicação bidirecional eficaz, gratuita e acessível para toda a população.”
Segundo a quinta edição do relatório da Salesforce em 2022, 62% dos clientes esperam que as empresas antecipem suas necessidades, fazendo com que a tecnologia deva estar à frente do usuário e possa sugerir futuras compras que possam suprir as demandas do cliente. Assim, é importante que as empresas tracem estratégias para guiar os seus clientes e entender quais as principais personas presentes no mercado que atuam.
Jair Pereira completa: “No entanto, para lidar com estratégias eficientes de marketing conversacional na prática, mantendo-as sempre próximas, segmentadas, personalizadas e ao mesmo tempo escaláveis, as empresas devem contar com plataformas confiáveis. Pensando nessa questão, no Dreamforce 2022, a Salesforce, provedor número 1 de CRM do mundo, e o WhatsApp, o serviço de mensagens mais utilizado do mundo, anunciaram uma nova parceria estratégica em que os clientes da Salesforce poderão se conectar com seus consumidores e criar experiências aprimoradas, modernas, convenientes e personalizadas de mensagens na plataforma.”
Essa aproximação gera um impacto positivo tanto para o consumidor quanto para a empresa, pois é uma comunicação rápida e dinâmica. Entrando em contato com um outro dado relevante que mostra que 56% dos clientes esperam que todas as ofertas sejam personalizadas. Logo, essa conexão traz para o consumidor um senso de proximidade, além de criar uma experiência sobre a venda.
Ele finaliza: “Essa integração surgiu com o propósito de transformar o modo como as marcas se conectam com seus clientes por meio do envolvimento conversacional nas interações de marketing, comércio e serviços. Graças a ela fica mais fácil personalizar a experiência dos usuários, fornecendo suporte e vendendo produtos. A inovação tem tudo para aumentar o engajamento, a fidelidade e a satisfação tanto para a empresa quanto para o cliente.”
Ainda assim, é importante investir em outros canais de marketing para aumentar sua visibilidade da marca e aumentar conversões. Se o seu cliente está em um lugar, a empresa também deve estar presente.
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