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CASE

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Grupo SOMA implementa confirmação de pedidos Via Whatsapp, aumentando eficiência operacional e segurança financeira, resultando em uma taxa de confirmação de 80.89%

NÚMEROS EXTRAÍDOS DE MARÇO A MAIO DE 2024 DA PLATAFORMA SALESFORCE.

SOBRE O GRUPO SOMA

Maior rede de depilação a laser do mundo em faturamento, lojas e clientes, a Espaçolaser impulsiona a missão de levar o bem-estar, autoestima e confiança através de uma tecnologia de rápida aplicação, mínimo desconforto e elevada eficácia.

Com cerca de 850 unidades no Brasil e América Latina, a empresa se destaca por resultados históricos no 4° trimestre de 2023.

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Outra meta era impulsionar a atuação da EspaçoLaser no WhatsApp, que hoje é um dos maiores canais de vendas da rede.

 

A EspaçoLaser, antes adepta de e-mails em massa, adotou também o WhatsApp, incialmente enviando mensagens manuais a partir de listas de potenciais clientes. Essa abordagem, era ineficiente, consumindo tempo da equipe, gerando mensagens padronizadas e levando ao bloqueio frequente de chips dos lojistas devido ao alto volume de contatos.

Implementando uma jornada específica na API do WhatsApp, a EspaçoLaser automatizou tarefas repetitivas, liberando tempo da equipe para focar em atividades estratégicas de maior valor. A LEOO também implementou o Omnihit, uma ferramenta que transforma o WhatsApp em um canal de perguntas e respostas. Essa ferramenta agrega valor ao fluxo de comunicação, capturando respostas dos clientes, permitindo sua análise e segmentação para ações mais direcionadas.

O WhatsApp se tornou um canal estratégico para campanhas, substituindo parcialmente o e-mail. Isso resultou em maior engajamento, conversão de leads em clientes, aumento do engajamento geral, aumento de 62,76% da taxa de abertura de e-mails e redução de 3% na taxa de rejeição.
 

Além disso, o CRM também ajudou a solucionar o conflito de agendas. Um problema sofrido pela empresa e apontado pelos clientes, que havia se tornado crônico.

As agendas foram disponibilizadas nos canais das lojas e no aplicativo da rede, permitindo que os clientes escolhessem o horário e o local de sua consulta de acordo com a sua preferência. A solução também automatizou a confirmação de agendamento e o envio de lembretes via WhatsApp.

Olhando para o futuro, a EspaçoLaser pretende expandir as iniciativas de marketing digital com a Salesforce, utilizando inteligência artificial para otimizar a análise de dados dos clientes e automatizar ainda mais o contato, proporcionando uma experiência ainda mais personalizada e eficiente.

A empresa creditou o bom desempenho e o sucesso na alavancagem operacional, em sua estratégia focada na aquisição e fidelização de clientes, em seu canal de vendas robusto e direcionado às necessidades dos consumidores.

Desde setembro de 2023, a Espaçolaser, elevou suas operações no WhatsApp com a implementação da solução de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) da Salesforce, em parceria com a LEOO. 

Além disso, a LEOO, em parceria com as ferramentas da Salesforce, aprimorou a jornada de cobrança de inadimplentes. Esta melhoria surgiu para lidar com a dificuldade enfrentada quando os clientes deixavam de pagar devido à falta de limite disponível no cartão ou até mesmo por trocarem o cartão. Anteriormente, a cobrança era realizada manualmente, um processo moroso e propenso a erros, resultando em frustração para os funcionários. Os lojistas precisavam contatar cada cliente individualmente para cobrar o pagamento e resolver a questão.

Assim, a LEOO ficou responsável por implementar e utilizar o poder do CRM Salesforce para automatizar e otimizar a cobrança. Através de campanhas de renegociação inteligente, identificando e contatando os clientes inadimplentes de forma personalizada e eficiente.

Com essa ação, houve a redução significativa da inadimplência, clientes satisfeitos e fidelizados, atendimento personalizado, além de obter uma visão completa, com relatórios detalhados, permitindo análises precisas e tomadas de decisões assertivas.

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