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CASE SMART FIT

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SMART FIT FAZ REESTRUTURAÇÃO NO CRM, MELHORANDO RELACIONAMENTO ATRAVÉS DOS CANAIS DIGITAIS, COM ISSO AUMENTA  A TAXA DE CONVERSÃO DAS CAMPANHAS DE DISPAROS DE E-MAIL E PUSH EM MAIS DE 50%.

NÚMEROS EXTRAÍDOS DE  JANEIRO DE 2021 A JULHO DE 2021 COM JANEIRO DE 2022 A JULHO DE 2022 DO GOOGLE ANALYTICS.

Sobre a Smart Fit

A Smart Fit é a maior rede de academias da américa latina, com mais de 1000 unidades, que se propõe a democratizar o fitness de alto padrão. Nascida em 2009 oferecendo um preço acessível e estrutura de qualidade, ela vem se adaptando à realidade da população brasileira ao longo dos anos.

 

Ampliando suas unidades para a América Latina desde então, mesmo durante a pandemia a marca lançava novas formas de incentivar a prática de exercícios, se inserindo no mundo digital, atualmente implementando uma melhor experiência para seus potenciais e atuais clientes, e ditando os padrões de negócio para a concorrência.

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De aumento de transações

Réguas automatizadas

+80%

+9

No Brasil, em março de 2020, grande parte da população se viu confinada à sua residência por diversos meses.

 

Neste período apenas alguns serviços essenciais para o funcionamento do país não poderiam parar. Desta forma, os demais se viram congelados em meio a esse cenário. O setor fitness e de bem-estar se encontrou em um momento incerto, em um período as academias se encontravam fechadas por meses.
Sem saber quando suas rotinas iriam voltar ao normal da pré-pandemia, os clientes desse setor em grande parte se viram em um dilema, e tomaram decisões que afetariam toda a estratégia da empresa dali para frente.

 

Janeiro de 2021, foi caracterizado por uma retomada em todos os setores, e a Smart Fit nesse cenário em parceria com a LĒOO, tinha como objetivo recuperar seus ex-clientes que pararam de frequentar academia por causa da pandemia. e desenvolver novas estratégias para atingir novos públicos sem histórico com a marca.

Para alcançar seu objetivo, era preciso entender este novo momento. Onde o público já dava sinais positivos de interesse, o que mostra uma pesquisa do Google Insights, que revela que em 2021, academia era o serviço mais buscado dentro da plataforma.

 

"Smart Fit está conosco desde o dia 0 da LĒOO, ao longo desses 2 anos passamos por momentos diferentes com o foco sempre em criar uma comunicação mais fluida e atingimento de metas estabelecidas em conjunto.

É gratificante ver os frutos que estamos colhendo dessa parceria" - Felipe Nogueira, sócio diretor.

A LĒOO como parceira estratégica, se propôs a planejar e desenvolver novas jornadas com foco neste público, otimizar as campanhas na plataforma, e para isso, foi preciso revisar as réguas de automações antigas e criar novas, atendendo o comportamento atual do consumidor e melhorando as comunicações.

 

Ainda era interessante trazer à tona novos produtos e serviços lançados pela Smart Fit durante a crise, que tinham como objetivo auxiliar esse público em isolamento social, porém focado em saúde e bem-estar, e que após a retomada com os setores ainda se viu relevante devido a praticidade que gerou aos clientes, como é o caso do Smart Fit Nutri, Smart Fit Coach, Smart Fit Supps e o próprio aplicativo da marca, o Smart Fit App.

 

Foi preciso realizar uma modelagem de dados para que a Smart Fit recebesse a informação correta. As integrações entre o e-commerce e a Salesforce precisavam de ajustes, para que os dados chegassem corretamente via API, com isso, foi possível melhorar a segmentação das campanhas voltadas para o público de ex-clientes.


Foi criada a estratégia destinada aos clientes inativos, com higienização das bases, o que melhorou a visão da Smart Fit neste contexto. Através de diagnósticos mensais, perante a execução das demandas planejadas foi possível acompanhar a saúde da marca, com métricas relevantes e maior controle nas ações, elevando os números de receita.

Para Carlos Strufaldi, coordenador de CRM da Smart Fit: “A LĒOO é uma parceira que tem sido fundamental para o crescimento estratégico e operacional da área de CRM da Smart Fit. Toda a equipe dedicada possui conhecimento e expertise no que fazem, o que torna o processo ainda mais fluido e assertivo.

 

Além disso, oferecem um atendimento de qualidade, o que faz com que o dia a dia seja dinâmico e as resoluções sejam rápidas e eficazes.” 


Outro indicador muito importante foi a taxa de conversão que aumentou em mais de 50% nas campanhas de e-mail, e teve um grande salto nesse período.

Dentro das ações internas da Smart Fit, foram exploradas campanhas sazonais, que possibilitaram tanto reativar os clientes antigos, quanto a aquisição de novos, o que impactou diretamente no crescimento de novos usuários nas campanhas de e-mail em mais de 90%.

+50%

+90%

Nas campanhas de e-mail

Novos usuários

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Com a confiança de nosso parceiro, nos últimos 6 meses (01 de Março a 30 de Agosto de 2022), as ações desenvolvidas em conjunto giram em torno de 9 réguas automatizadas, e canal de push, que é utilizado apenas em ações assertivas, pois o canal principal é o e-mail que  Impactou nesse período mais de 10 milhões de pessoas, que estão recebendo comunicações através destes meios, outro canal são as e mídias digitais, que acaba elevando ainda mais esses números.

Todas essas alterações ajudaram internamente a Smart Fit a montar previsões de vendas, construir uma base sólida de dados, integrar com outros setores para uma melhor visualização das ações, gerar novos negócios e focar na experiência do cliente com produtos cada vez melhores.

 

Durante o período analisado (Janeiro a Julho de 2021 com Janeiro a Julho de 2022) foi possível perceber o crescimento nas campanhas do canal de mais de 20% tanto em sessões como em usuários.

 

Isso levou ao aumento de transações que chegou a mais de 80%, e impactou diretamente na receita. As modificações na plataforma geraram grande aderência dentro da nossa estratégia, que possibilitou novas oportunidades, com insight para que o time da LĒOO e Smart Fit continuasse a evolução e crescimento do CRM.


Patrícia Martins, gerente de marketing e CRM da Smart Fit, reforça dizendo que “A LĒOO é um parceiro não apenas olhando para o nosso canal de CRM, mas como um parceiro de negócio.

 

Os bons resultados que tivemos foi exatamente por conta do posicionamento do time da LĒOO de entender as nossas prioridades e conseguir entregar na agilidade que a Smart Fit pedia, e com a qualidade necessária dentro de cada KPI que era exigido.”

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