

Flexform: Sucesso em Estratégia de CRM
SOBRE A FLEXFORM
A Flexform é líder nacional na fabricação de cadeiras e outros móveis com grande foco no e-commerce. Reconhecida pela sua qualidade e design inovador, a Flexform busca atender às demandas de consumidores que priorizam conforto e estilo em seus espaços.
Antes de julho de 2024, a marca não possuía uma estratégia estruturada para o canal de CRM e não utilizava a plataforma Salesforce Marketing Cloud. Sua visão é ser a marca de mobiliários e acessórios mais lembrada e amada pelos clientes até 2025, com retorno financeiro às partes interessadas no negócio.



OBJETIVO
A LEOO tinha como objetivo construir e evoluir o canal de CRM da Flexform, estruturando a plataforma Salesforce Marketing Cloud e desenvolvendo as primeiras jornadas de automação. O foco foi criar uma base sólida para a comunicação personalizada e potencializar os resultados das campanhas, com destaque para as ações da Black November, que alavancaram a conversão e fortaleceram o relacionamento com os clientes.
"A Flexform chegou para a LEOO com o desafio de desenvolvermos juntos a área de CRM e conseguirmos alavancar os canais diretos. Nos últimos meses construímos jornadas do consumidor com foco na conversão do final do funil, diversas clusterizações que ajudaram nas conversões das campanhas pontuais e trouxeram grandes resultados para a área, alavancando o engajamento do consumidor e a representatividade dos canais dentro do e-commerce." - Priscila Nardo
CASE
A parceria entre a LEOO e a Flexform começou com o desenvolvimento do canal de CRM a partir de julho de 2024.
A equipe configurou e implementou a plataforma Salesforce Marketing Cloud, estruturando o ambiente para atender às necessidades da marca.
As primeiras ações incluíram a criação e implementação de jornadas automatizadas, tais como:

Jornada de boas-vindas para novos clientes

Jornada de carrinho abandonado

Jornadas de cross-sell incentivando clientes que compraram sofás a adquirir mesas de centro e clientes que compraram cadeiras de escritório a adquirir mesas de escritório.
Além disso, foi ativado o canal de e-mail marketing com disparos pontuais e a implementação de teste A/B para
otimizar o KPIs. O cronograma tático semanal estruturado pela LEOO garantiu consistência e impacto nas comunicações.
Durante a Black November, desenvolvemos um plano tático para impactar clientes semanalmente com campanhas personalizadas, focadas em descontos agressivos, gerando grandes resultados.
AÇÕES CRIADAS PARA A BLACK NOVEMBER:






Comunicação do início da Black November.
Promoções imperdíveis para decorar a casa.
Produtos selecionados com os maiores descontos.
Senso de urgência na última semana da Black November.
Produtos de escritório com condições especiais.
Realização de 7 campanhas, totalizando mais de 1 milhão de envios.
Conversão de 0,25% entre os que abriram os e-mails.
Crescimento de 520% na receita gerada por comunicações via CRM em novembro, comparado a outubro.
O canal de CRM passou a representar 1,45% do faturamento total da Flexform.
RESULTADOS OBTIDOS

"A implementação do Marketing Cloud (Salesforce) com expertise da LEOO, possibilitou criar estratégias de CRM.
A Flexform conseguiu se conectar de forma mais objetiva com os clientes, trazendo conteúdo de marca, conteúdo
informativo e campanhas sazonais, como exemplo a campanha de Black November que proporcionou um resultado surpreendente." - Leonardo Carlos, Supervisor de E-commerce
