Warm UP - O que é?




Traduzindo, WARMUP significa “AQUECER”, e no meio de e-mail marketing e TI o termo se aplica sobre os IP’s, logo o intuito do warmup é aquecer o IP e se utiliza com frequência quando se possui uma base com muitos contatos.


O que é um endereço de IP?

Do inglês, IP significa Internet Protocol. Em poucas palavras, o endereço de IP é um número que identifica um dispositivo em uma rede local ou pública. Pode ser um computador, uma impressora, um roteador, etc. Cada um tem um endereço único para enviar e receber pacotes de dados, que correspondem aos blocos de informações transmitidas pela internet.


Para que serve um warmup de IP’s?

O warm-up de IPs, ou simplesmente aquecimento de IPs, serve para evitar que seu IP seja eventualmente confundido com um spam. Em poucas palavras, o processo ajuda a criar uma boa reputação como remetente e a melhorar a ‘’entregabilidade’’ dos seus e-mails.

Se você tem uma lista com mais de 10 mil contatos ou está começando uma conta com o Email manager, nós fazemos o warm-up para você, evitando que seus e-mails caiam no spam e danifiquem sua reputação como remetente.

Como novo cliente, você tem acesso a um IP até então sem uso e sem histórico de envios de e-mails, ou seja, com uma reputação a ser construída antes de passar pelos principais provedores de serviços de internet (ISPs). No entanto, quando você contrata um IP Exclusivo com a gente, nós já fazemos o aquecimento para que você não precise se preocupar com isso. De qualquer forma, recomendamos que você faça o envio de pequenos volumes de e-mails no início e vá aumentando gradativamente.

  1. Limite o volume de mensagens enviadas por dia, hora ou domínio;

  2. Reduza a frequência dos disparos;

  3. Migre as campanhas menores e só depois passe para as maiores;

  4. Crie pequenas pesquisas para “aquecer” o IP;

Outra dica importante é concentrar os envios dos e-mails para os contatos mais engajados da sua lista, porque quanto maior a interação melhor será sua reputação.


Dicas pós warm-up

  1. Aumente cuidadosamente o volume de disparos e a frequência. Incrementar o tráfego é bom para a reputação, mas só se a qualidade dos dados for boa. Seja estratégico ao expandir sua audiência, colocando destinatários ativos e assinantes mais recentes na frente da fila (gerencie suas bases). Quando estiver expandindo a audiência para segmentos comparativamente menos ativos ou para assinantes mais antigos, tenha uma atenção redobrada em seu efeito sobre as taxas de “aberturas únicas e devoluções” .

  2. Cuidado contínuo com a higiene da lista de contatos é imperativo. A reputação de um IP é frágil. Mantenha durante o ramp-up as mesmas exclusões que você definiu durante o warm-up. Não envie email para endereços que devolveram mensagens anteriormente.

  3. Monitore continuamente as taxas de devoluções definitivas. Compare as taxas de devoluções definitivas pós-aquecimento com as obtidas durante o próprio warm-up. Se elas forem sensivelmente altas, é sinal que problemas estão por vir. Fazer envios para usuários desconhecidos ou endereços antigos é a principal causa destas devoluções e o resultado pode ser desastroso, se uma spam trap estiver presente nestes dados.

Criando sua reputação

Na primeira imagem, observamos um alto volume de disparos e isso ocasiona em uma baixa reputação fazendo com que as pessoas não fiquem satisfeitas com sua marca, além disso pode ocorrer de seus e-mails serem taxados com “SPAM” o que faz com que sua reputação ande sempre baixa.

Já na segunda imagem, observamos que em uma rotina administrada corretamente e não fazendo disparos em excesso se constrói uma boa reputação, conseguir a confiança de seus clientes é essencial para que cada vez mais as taxas de aberturas de seu e-mail aumentem e com isso sua reputação tende a subir.


Calendário de aquecimento de endereço IP por domínio

Criar um calendário para aquecimento de IP é importante para que você limite a quantidade de disparos que você irá fazer no dia, conforme seus e-mails vão sendo aceitos podemos começar a aumentar a quantidade de disparos que iremos fazer, porém não podemos exagerar, lembrando que estamos criando nossa reputação ainda.

Podemos começar a segmentar por domínio, criar uma rotina de disparo para cada um deles em dias alternados.


Conclusão

Lembre-se que o aquecimento do IP é apenas o primeiro passo para construir uma reputação como remetente confiável. Os provedores de e-mails analisam constantemente os remetentes a cada disparo. Uma vez que você construiu uma reputação de IP sólida, é igualmente importante permanecer cuidadoso para manter esta boa reputação para o futuro, criar uma rotina e ser estrategista é de extrema importância.


#WARMUP #MARKETINGCLOUD #CRM

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