O Dia do Consumidor é comemorado por todas as empresas que valorizam os seus consumidores e desejam, de alguma forma, consolidar o relacionamento com eles. O dia foi criado para conscientizar os clientes sobre seus direitos e promover um comércio justo e responsável, que com o passar do tempo acabou se tornando um dia de descontos e ofertas.
Mas para além das ofertas e descontos, essa deve ser uma oportunidade para as empresas
sobre como estão tratando seus clientes ao longo do ano todo. É também uma data para as empresas pensar sobre a qualidade dos produtos que entregam.
A data também é uma ocasião para as empresas comemorarem e agradecerem os clientes pela sua fidelidade, e isso pode ser feito de forma que seja benéfico tanto para a empresa quanto para seus clientes. Seguem alguns exemplos:
Campanha de entendimento do consumidor: Podemos entender o comportamento do consumidor com um questionário, e levar o cliente a responder esse questionário ofertando uma promoção especial ao final do questionário.
Ampliação de base: A data pode ser usada para atrair novos clientes, que também podem fazer parte da sua base para criar uma jornada especializada com brindes ou mensagens que mostrem como a empresa valoriza os seus clientes.
Entender a experiência do usuário: É possível aproveitar a data para repensar as estratégias da empresa e entender melhor as demandas e necessidades do consumidor final. Ao final das compras feitas pelos consumidores é benéfico para a empresa enviar um questionário NPS e conseguir entender quais os pontos altos e os pontos de melhoria para cada cliente.
Portanto, o Dia do Consumidor é muito mais do que uma data comercial. É uma oportunidade para as empresas pensarem em seus clientes como pessoas, com necessidades e desejos que devem ser atendidos de forma ética e responsável. E assim, garantir não apenas vendas, mas também uma relação duradoura e saudável com seus consumidores.
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