Digital First: Como influencia no marketing?



Uma empresa Digital First é aquela que se posiciona no ambiente virtual de forma atualizada, visando as oportunidades oferecidas pela internet e pela tecnologia. Para se adaptar nessa nova rotina do Digital First, devemos saber que não é apenas visto como um canal de comunicação, e sim como a busca de entendimento do dia a dia das pessoas.


O conceito não está só ligado a objetivos de mobile first ou desenvolvimento web responsivo para plataformas de mídia digital como forma de adaptação. Uma comparação simples é entendermos, por exemplo, que nós não abdicamos de certos confortos em casa, e assim o digital também se tornou indispensável. Afinal, virou parte da rotina diária da sociedade. O objetivo é entender como a empresa pode se adaptar nessas rotinas da sociedade, assim como os confortos de casa.


Algumas empresas estão entendendo esse novo contexto e repensando suas estratégias. No ambiente online, somos direcionados a pensar, agir e resolver problemas diários. As marcas observam os usuários no digital em relação a tecnologia, e a partir disso melhoram seus serviços, produtos e otimizam campanhas.


O mindset faz parte desse conceito do Digital First e tem o objetivo de modificar as estruturas de uma empresa, afinal, escolhendo esse contexto começam e entender o digital de outras formas e repensam na sua proposta de valor aos clientes modificando as etapas internas e estratégias de marketing. Esse processo cultural do Digital First está incluso na Transformação Digital, que está cada vez mais forte no mercado.


As tendências mudam o comportamento social, e assim as transformações sucessivamente também modificam as empresas e como elas lidam com os consumidores. Com o Digital First, são pensadas em novos produtos e serviços que serão analisados a partir desse mindset.


Essa tendência é focada no aparecimento de novos canais de mídia como, por exemplo, dispositivos conectados pela Internet das Coisas (loT). Até 2026, haverá mais de 64 bilhões de dispositivos loT instaladaos em todo o mundo, de acordo com o Internet Of Things Report, edição 2019. Além disso, as empresas e consumidores deverão gastar cerca de U$ 15 trilhões em dispositivos, soluções e sistemas de suporte da loT até 2026. Essa pesquisa também entende que o investimento anual em Internet das Coisas deverá superar U$ 1 trilhão em 2021.


Digital First é uma forma de pensar e agir. Essa cultura está ganhando cada vez mais espaço, já que as empresas desejam evoluir o pensamento. Um exemplo é como a TV, rádio e impressos estão consolidados há muito tempo e continuam se reinventando pra manter a relevância no mercado.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo