O que é marketing de busca? Entenda a diferença entre SEO e SEM



A estratégia de marketing de busca tem como objetivo atingir resultados significativos para seu site ou blog, aparecendo em mais resultados nos mecanismos de busca. A ideia é aumentar o alcance e visibilidade do seu negócio, enviando mais tráfego para o ambiente online. O uso do SEO e/ou SEM são formas de alcançar esse público através dos mecanismos de busca como o Google, por exemplo. O investimento nesses recursos possui diferenças e é importante entendermos como essas estratégias podem trazer bons resultados.


O que significa SEO e SEM?

  • SEO = Search Engine Optimization (em inglês) é a otimização para os mecanismos de busca. A sua abordagem é através de métodos orgânicos para aparecerem nos resultados de pesquisa.


  • SEM = Search Engine Marketing (em inglês) é o marketing para os mecanismos de busca. A sua abordagem é através de métodos pagos para aparecerem nos resultados de pesquisa.


Mas, qual a diferença entre os dois?


São semelhantes, mas ao mesmo tempo diferentes. Trabalhados juntos, podem trazer bons resultados que ajudam a atrair leads e aumentar as conversões. Mas, se não souber gerenciar e combinar, pode ser complicado para seu negócio. Com o SEO é permitida a geração de tráfego gratuito nos mecanismos de busca, e sendo um conteúdo otimizado, pode aparecer nas primeiras posições das pesquisas, assim recebendo mais cliques e maior tráfego.


Já com o SEM, é a estratégia paga para ganhar visibilidade nos motores de busca. Também pode ser conhecido como “PPC” (pay-per-click). Diversas dessas campanhas começam com a pesquisa de palavras-chave e concorrência. Toda forma de busca colabora na criação de campanhas direcionadas para produtos ou serviços específicos. Essas campanhas podem ser anúncios no Youtube, Gmail, Google Shopping, entre outros.


Por que criar estratégias de SEM e SEO?


Os métodos segmentados pela otimização de palavras-chave vão trazer mais visibilidade nos mecanismos de busca para seu site ou blog. Assim, irá levar uma quantidade relevante de tráfego para seu site. As duas estratégias vão incentivar os leitores a entrarem em seu site, mesmo sendo uma paga e outra orgânica, ambas têm mesmo objetivo. Mas, lembre-se: é necessário ter um bom entendimento do seu público para que tenha sucesso na estratégia. Sendo assim, é importante monitorar o alcance da página e pesquisar as palavras-chave relevantes em relação aos seus concorrentes.


Existem outras formas de criar estratégias, como otimizar URLs, ofertar conteúdos relevantes, entre outros. Mas, usando o SEO e SEM nos mecanismos de busca podem aumentar suas chances de alcançar resultados maiores. É importante entender seus propósitos e entender como usar os dois juntos para crescer em relação à concorrência.

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