top of page

Tutorial: Como criar uma query de engajados?

Atualizado: 26 de set. de 2023



O que são query´s de engajados?

As querys de engajados fazem parte da segmentação que criamos em uma base para encontrar quais contatos estão interagindo com o conteúdo que estamos direcionando a eles.


Quais os benefícios?

Esse tipo de segmentação é muito importante em todas as fases de um projeto, inicialmente muito focado no Warmup para aumentarmos ao máximo a reputação de nosso IP de forma rápida. Ao meio do projeto podemos entender quem do seu público tem mais chance de se tornar um futuro cliente, os famosos Leads ou Hot leads dependendo dos casos. Mas, para o final de um projeto esse tipo de segmentação pode nos mostrar quais contatos nos entregaram um melhor resultado, mostrando muito bem o que funcionou ou não. Entre outros diversos benefícios!


O que são Data Views?

As Data Views são bases fornecidas pela Salesforce que temos acesso à elas através de querys, que nos permite trazer diversos dados de emails, sms, pushes, jornadas e outras features que temos dentro da plataforma.


O que são querys?

Uma query é um pedido de uma informação ou de um dado. Esse pedido também pode ser entendido como uma consulta, uma solicitação ou, ainda, uma requisição.


Como fazer uma query?

Já entendendo o que é cada termo e quais os benefícios desse tipo de query, vamos colocar a mão na massa e produzir nossa primeira query.


O primeiro passo a se fazer é construir uma base para armazenar os dados da requisição, nesta base deve conter todos os campos que deseja retirar de uma outra base. Para aprender a fazer uma Data Extension Clique aqui


Pressupondo que já tenha criado sua base de dados vamos começar:


Dentro de Journey Builder, selecione a feature Automation Studio


Ao entrar na feature selecione no canto superior centrar Activites, logo após clique em ‘create activity’


Selecione a opção query e clique em next


Nomeie sua query e clique em next


Cole o seguinte código na janela

SELECT subscriberkey

FROM _open

WHERE convert(char(10), eventdate, 120) >= convert(char10), getdate()-30, 120)


Explicação do Código:


SELECT subscriberkey: nessa linha estamos selecionando o campo que estamos requisitando da base.

FROM _open: nessa linha estamos indicando de qual base estamos requisitando o dado.

WHERE convert(char(10), eventdate, 120) >= convert(char10), getdate()-30, 120): O where é a condição para requisitarmos o campo ou não.


Convert é uma função SQL que nos permite formatar datas, nessa função temos parâmetros obrigatórios para utilizarmos que são:

convert(char(numero de caracteres de uma data), campo da data, código da data)

  • char() o número de caracteres que queremos de uma data EX: 2020-03-29 se contarmos cada número e traço aqui nesta data chegamos ao resultado de 10 caracteres.

  • campo é o campo que contém a data, no caso pegamos o campo presente na data extension da Salesforce.

  • código da data todas as formatações de datas tem um código que conseguimos acessá los facilmente através de uma documentação da Microsoft, para ter acesso Clique Aqui.


>= esse é o comparador.


getdate() é uma função que dá à data a data atual.


Nesta query estamos dizendo a plataforma em forma de código, que Selecionamos o campo SubscriberKey(email) de dentro da base da salesforce _open se a data do evento de abertura for maior ou igual aos últimos 30 dias.


Em outras palavras, estamos dizendo que queremos todos os emails dos clientes que abriram algum e-mail nosso no último mês.


Após a query clique em next, selecione sua Data Extension já criada e selecione a opção de update


Após clique em em next e confira se está tudo certo, caso esteja tudo certo clique em ‘finish’


Ao voltar para a visão geral de suas atividades, clique em querys e selecione sua atividade que acabamos de criar.


Após abrí-lo clique em ‘run once’ e pronto.


Experimente utilizar sua atividade em uma automação para rodar todos os dias para deixar esse processo automático.


OBS: É comum fazer uma query para captar clientes que abriram de um a quatro meses e basta você trocar os números na query que indicam hoje menos N dias. No caso do trinta, podemos trocá-lo por -60, -90 e -120 WHERE convert(char(10), eventdate, 120) >= convert(char10), getdate()-30, 120).

581 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page