CRM - Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) é um software que auxilia as empresas a entenderem o consumidor, ter mais produtividade e vender melhor. A abordagem tem o intuito de focar menos nos produtos e mais nos clientes para entender suas necessidades e melhor atende-las. Mas, como que isso funciona na prática? Pra que serve? Como usar?
A venda é a base de sustentação de qualquer negócio. Entretanto, apenas vender não é o suficiente. É necessário entender as demandas, sistemas e planos de gerenciamento que satisfaçam, captem e fidelizem clientes. Durante o processo, é importante reduzir as despesas e elevar a qualidade e o faturamento da empresa.
Para que serve o CRM?
O maior foco é a venda, como falado anteriormente. Mas, seu maior benefício como software é gerir a relação com o cliente, criando um grande banco de dados contendo informações de todos que entraram em contato com a empresa, se interessam ou podem se interessar. O processo envolve o cadastro de clientes, marketing, vendas, atendimento, entre outros. A ferramenta é importante para ajudar os colaboradores a organizarem as informações e vendas.
Quais benefícios o CRM traz para a empresa?
1. Mais vendas e mais produção
Uma equipe que produz mais faz com que o tempo de produção seja reduzido enquanto o negócio venda em maior quantidade. Assim, ficando na frente da concorrência. Antes, vendedores precisavam juntar informações de clientes para gerar uma possível venda, agora o sistema ajuda o vendedor a navegar e encontrar os consumidores certos. Mas como isso acontece? Por exemplo, o vendedor pode observar o histórico de compra, dados pessoais e como ele se relaciona com a empresa. Logo, a equipe saberá chegar ao lead de forma certa, desenvolvendo relacionamento. E se não gerar venda? A empresa cria vínculo entre o cliente e o vendedor.
2. Dados
É importante tornar a venda mais dinâmica e fazer com que o cliente se torne individual. A plataforma pode disponibilizar o histórico do cliente com a empresa, analisar o comportamento e indicar produtos ou serviços ideais. Dessa forma, o relacionamento com o lead será de forma rápida e eficaz. Venda a ideia e tenha o cliente como seu companheiro na hora de alcançar seus objetivos. Desse modo, o consumidor irá se sentir seguro ao se relacionar com uma marca que o entende, sabe o que e como precisa.
3. Humanizar meu negócio
O CRM de vendas tem o propósito de criar entre seu cliente e sua empresa uma relação. Solucionar problemas é bem mais fácil quando conversamos com alguém que nos pareça familiar, não é mesmo? A ideia é ter o contato diretamente com cada lead, podendo solucionar qualquer dúvida ou questionamento dele. Assim, o cliente passa a confiar mais no seu negócio e se sentir especial. Pode não garantir uma venda naquele momento, mas garante uma nova venda futura e divulgação de seu negócio.
Como funciona o pós venda?
Digamos que o atendimento ao cliente é um suporte oferecido antes, durante e depois da venda. O atendimento se transforma em experiência, os dois andam juntos. Os vendedores precisam estar prontos para solucionar problemas e oferecer um ótimo e rápido atendimento. O pós venda com o CRM vai reunir todas as informações e estratégias que melhorem a experiência após a conversão. É possível personalizar o atendimento ao cliente e aumentar as chances de fechar mais negócios.
A boa gestão do relacionamento com os clientes antes, durante e após a compra é imprescindível para o sucesso de uma empresa. As ferramentas de CRM ajudam a organizar esse processo e definir estratégias a partir do que foi mapeado. O CRM entrega relatórios, gráficos e visões importantes para o time de vendas. É um processo importante que está cada vez mais presente na era da transformação digital. Toda a gestão de vendas e resultados se torna mais simples e assertiva. Afinal, esse é o objetivo!
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